img3

Em 6 de dezembro de 2006 o Bocada Forte já vislumbrava todo o potencial de DJ ERICK JAY, hoje consagrado como grande campeão do DMC World DJ Championship. Relembre esta troca de ideias com um dos maiores mestres dos toca-discos brasileiros!

img2POR GIL SOUZA.

Bocada Forte (BF): Quando você começou a tocar e porque resolveu ser DJ?
Erick Jay: Comecei em 99, mas desde 90 eu venho acompanhando a cultura hip hop. Ser DJ veio das influências que tive com meu pai, ele sempre foi amante de música e tinha vários discos e uma vitrola em casa, então cresci vendo aquilo e isso me influenciou bastante. E eu sempre fui nos bailes em 95, 96 e sempre reparava nos DJs tocando, a forma que eles cativavam o público e também os DJs de grupos de rap como o KL Jay, DJ Hum, Duda, etc.

BF: Quais os DJs que você tinha ou tem como referência?
Erick Jay: Os já citados mais o Negro Rico, Cia, Marco, King, Nuts, Hadji, Bulldog, Buiu, Ajamu, MC Jack e dos gringos eu tinha referência do Cash Money, X – Ecutioners, Beat Junkies, Revolution, Q-Bert, Mix Master Mike e Noise. Hoje em dia minhas influências são Dexta, Kid Koala, Allies, Lordz Of Fitness, C2C, 5th Platoon, Scratch Perverts, Kentaro, Akakabe, Netik, Scully, Shadow e Cut Chemist.

BF: Fale sobre o Clã Leste, como surgiu, quem faz parte, onde ensaiam, etc.
Erick Jay: Surgiu em 2000 com o nome de Clã Leste-Sul, com o propósito de se fazer música usando os toca discos e os mixers, seja fazendo performance ou tocando em festas.Eram 2 DJs da sul e 4 DJs da leste, mas em 2002 nos separamos e ficou Clã Leste.Hoje em dia são 9 integrantes (eu, Zulu, RM, Jerry, Soares, Nasga, Bulldog, Buiu e Edy). Os ensaios rolam tanto na minha casa, quanto na do Zulu, do RM e do Jerry, que moramos mais próximos, mas de vez em quando rola alguma coisa no Buiu e no Soares também. B.F: Você produz também? E.J: Não direto. Faço algumas coisas, mas pretendo me aperfeiçoar em breve.

BF: Já fez algum beat com a MPC que você ganhou no hip hop DJ ou ainda tá aprendendo?
Erick Jay: A MPC está com o Soares, deixei com ele pra desvendar todos os segredos dela e depois me ensinar.

BF: Você gosta mais de fazer performance, tocar em festas ou pra grupo de rap?
Erick Jay: Eu acho melhor fazer as 3 opções, pra mim um DJ completo tem que saber fazer as 3 coisas e saber produzir também é interessante.

img4
Erick Jay e DJ KL Jay (Racionais).

BF: Atualmente quais seus projetos, além do Clã?
Erick Jay: Eu toco com o X-Barão, já fiz uma mixtape com o Clã (Mixtape vol.1 – A Procura de Respeito)e pretendo fazer outras, uma inclusive deve estar pronta no começo do ano que vem, junto com DJ Soares, onde pretendemos misturar diversos estilos de sons dos quais gostamos, desde rock dos anos 70, passando por jazz, bossa nova, funk/soul e rap também.

BF: Vai continuar participando do campeonato?
Erick Jay: Sim, pretendo defender o título ano que vem, mas talvez seja meu último ano, quero me dedicar a outras coisas como: produção, lançar discos, tocar mais em festas e grupos de rap.

BF: Você ganhou o campeonato de 2006, mas já participou em outros anos. Tem alguma coisa que você acha que precisa mudar?
Erick Jay: O tempo da performance, 3 minutos e meio na eliminatória e 4 minutos na final eu acho muito pouco, acho que seria melhor 4 minutos na eliminatória e no mínimo 5 na final.

Assista a grande final do DMC Battle for World Supremacy 2016, entre DJ Fummy e DJ Erick Jay:

BF: Espaço aberto.
Erick Jay: Primeiramente a Deus por me dar uma família e pessoas maravilhosas ao meu redor.Todos do Clã Leste: Zulu, RM, Jerry, Soares (pelos arames e boicotes que sempre passamos juntos, tipo 30 conto e duas coxinhas frias pra tocar a madrugada toda), Nasga, Buiu (pelos conselhos e suportes nos momentos difíceis), Bulldog e Edy, 4P pela iniciativa, Irmandade Negra, Vandré, R. Silva, Boquinha, Geléia, Fábio, DJ Damente e Clara (Liga dos DJs, é nóis!), DJ Pow, Pudim, Max, Marques, Magrão, Abade, Basin, Simone, Grelo, Cris Parábola, Chuck, Alexandre da Drump, X-Barão (Michel, Oséas, Biel e Camila Lima, é nóis). Primeira Audição, Stereo-Tipo, Cacau do Rap Sensation, Dexter, Jorgera, Dia D, Ely do DMN, Monarckas, Gustarhymes, Amani, Cabeça, Vozes da Noite, Los 13 Locos, Central Brasileira do Flow, Nando e Du Gueto (Clã Nordestino), Estilo Selvagem, Kafé, Bolota, Big, Vando, Dino, DD e família, Bia, Juju do Rap, Rato Manhoso, Gato Romântico e DJ Tuvu (risos), todo pessoal de Campo Grande (Gustavo, Dupla Permanência, Gil, Zinho, DJ George, Magão, Pastor Renacer ), Alfa & Omega, as minas do Ações Urbanas, pra você Gil, pra todos do Bocada e se esqueci de alguém fica registrado aqui meu pedido de desculpas. Tá no coração.

[+] CURTA A FANPAGE OFICIAL DE DJ ERICK JAY.
[+] ACESSE O SITE OFICIAL DE DJ ERICK JAY.
[+] SIGA ERICK JAY NO TWITTER.

Publicado por Portal Bocada Forte

Pioneiro no Brasil, fundado em 1999, o BF tem como foco o original hip hop brasileiro e internacional, com ênfase na cena alternativa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *