|
A história O portal Central Hip-Hop/BF (CHH), fundado em 13 de maio de 1999, surgiu para preencher uma lacuna no que diz respeito à mídia especializada em cultura hip-hop no Brasil. Idealizado por dois estudantes de comunicação social em São Paulo, na época era identificado apenas como Bocada Forte (daí, a sigla "BF").
Desde o início de seu trabalho como veículo de comunicação, o portal Central Hip-Hop/BF, contribui de forma efetiva para a promoção e o registro histórico da cultura Hip-Hop no Brasil. Em pouco mais de 12 anos de atividade, o portal CHH tornou-se não só um dos mais importantes veículos de comunicação e divulgação da cultura hip-hop, como disponibiliza gratuitamente acesso a um dos maiores acervos multimídia relacionados à cultura de rua. Através do website, é possível encontrar informação, conhecimento e entretenimento. Há conteúdo textual (produzido pela equipe do site, colaboradores e usuários), áudio (arquivos mp3, streaming e download), vídeo (videoclipes e filmes) e imagens (registros fotográficos de festas e eventos).
Com uma linha Editorial abrangente, o portal CHH também aborda outros assuntos relevantes para seu público, tais como História, política, atualidades, comportamento, tecnologia e meio ambiente, entre outros, sempre com o objetivo de promover o conhecimento.
Além disso, o portal Central Hip-Hop propicia intercâmbio entre agentes culturais de diferentes partes do Brasil e do mundo. Através dele, muitas parcerias já foram firmadas e eventos regionais e nacionais conquistaram repercussão em âmbito global, fomentando o desenvolvimento de novas ações. Assim, pode-se dizer que o portal CHH tem no fomento, fortalecimento e registro da cultura hip-hop a sua principal missão. Em 2009, por exemplo, com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e da SEPPIR (Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial), o portal CHH lançou a publicação "Revista Bocada Forte", apresentando os quatro elementos da cultura hip-hop (MC, DJ, Dança de Rua e Graffiti) em oito edições.
Um dos maiores e mais importantes acervos do hip-hop brasileiro, com muitos anos de conteúdo multimídia armazenado em seu banco de dados, o portal Central Hip-Hop, através de seus administradores e colaboradores, já foi também convidado a participar de inúmeros debates, em todo o país, e também apresentar-se em palestras em escolas e Universidades.
Colaboradores e administração Contando com dezenas de colaboradores - entre profissionais, autodidatas e amadores, espalhados pelo Brasil e também fora dele -, a agilidade de funcionamento do portal Central Hip-Hop se dá em função de um gerenciador de conteúdo que permite, à distância e de forma dinâmica, administrar todo o material produzido pela rede de colaboradores. O material publicado é analisado pelo conselho editorial e, após sua revisão, é rapidamente disponibilizado na rede mundial de computadores. Essa forma de produção, democrática e pluralista, proporciona ao portal amplitude de apresentação e linguagem, facilitando a leitura, visualização e compreensão das informações publicadas.
Perfil de público O perfil de nosso público está circunscrito na faixa etária que vai dos 12 aos 35 anos. São, em sua maioria, adolescentes e jovens adultos das classes B, C e D, moradores das grandes e médias cidades brasileiras.
70% são homens 30% são mulheres
40% têm entre 14 a 18 anos 45% têm entre 19 a 28 anos 15% tem mais de 29 anos
Não existe nenhum tipo de restrição a “tribos” específicas e, como prova desta política, a linha editorial adotada procura manter-se imparcial e inteligível para leigos no assunto. De forma genérica, artistas, simpatizantes, fãs da música e da arte, ativistas, produtores culturais, pesquisadores, jornalistas, representantes da mídia de massa, lideranças populares e formadores de opinião fazem parte dos usuários que acessam ao portal diariamente.
Dados de acesso O portal Central Hip-Hop tem, me média, mais de 5.000 acessos diários, somando aproximadamente 150.000 acessos no período que compreende um mês. O tempo médio de permanência de nosso visitante no portal gira em torno de 06 a 10 minutos.
Em sua maioria, nossos acessos são diretos, através da digitação do endereço no navegador de internet. Mas também há enorme ocorrência de acessos via buscadores (Google, Yahoo, etc) e redes sociais (FaceBook, Twitter, Orkut, etc).
Opções de mídia** 1. Topo fixo ou rotativo exclusivo: uma (1) ou mais imagens (formatos suportados: JPG); 2. Topo rotativo sem exclusividade (junto com outros destaques): uma (1) imagem (formato suportado: JPG); 3. Banner ao lado do destaque principal: uma (1) imagem (formatos suportados: JPG, GIF animado ou Flash); 4. Banner lateral (inteiro ou 50%): uma (1) imagem (formato suportado (JPG); 5. Matéria promocional*: texto + links (internos e/ou externos) + imagens (formato JPG); 6. Blog do Central*: post semanal contendo texto + links (externos e/ou internos) + imagem (formato JPG); 7. Seções multimídia (áudio e vídeo)*: 7.1. Publicação de áudio - jingle, música ou spot. Formato: MP3. Opções: habilitar download. Destaque exclusivo na homepage por tempo determinado; 7.2. Publicação de vídeo (teaser, propaganda ou videoclipe). Formatos: Flash video (.flv) ou Windows Media Video (.wmv). Opção: destaque exclusivo na homepage por tempo determinado. 8. Agenda do CHH*: texto (info evento(s) + imagem cartaz/flyer no formato JPG). Podem ser inseridas datas variadas; 9. E-mail marketing (Mailing Central Hip-Hop/BF); 10. Redes sociais: Twitter (tweets promocionais diários ou semanais contendo link externo ou interno) + FaceBook (posts diários ou semanais contendo link externo ou interno);
[+] Entre em contato conosco
*Tweet e post no FaceBook incluídos. **Solicite pelo e-mail a "imagem legenda" e visualize as opções apresentadas.
|
|